Dúvidas frequentes sobre a Igreja Anglicana
A Igreja Anglicana é Católica ou Protestante?
Temos a tradição católica com a renovação que tomou conta da Igreja. A Igreja Anglicana é aberta, liberal e democrática, onde os elementos conjugam-se e completam-se. Nossa Igreja é católica para toda a verdade e protestante contra todos os erros dos homens.
Por que os divorciados casam-se nesta Igreja?
Porque Deus não nos quer ver sofrer; não nascemos para uma vida infeliz. Somos contra o divórcio, mas também somos contra uma vida conjugal infeliz e de aparências. Assim, uma vez que o divórcio tenha sido inevitável, somos favoráveis a que a pessoa tenha uma nova chance de buscar a felicidade.
Quem pode comungar na Igreja Anglicana?
Foi o Senhor Jesus quem instituiu a Eucaristia e na noite da instituição Ele deu a comunhão a Pedro, que iria negá-lo; a Tomé, que duvidou Dele; a Judas, que o traiu, e aos outros discípulos que fugiram quando Ele foi entregue à morte. Portanto, se o próprio Cristo não negou a comunhão, quem somos nós para negar? Qualquer pessoa batizada em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, em qualquer Igreja Cristã, tem o altar Anglicano como mesa aberta para receber o Corpo e o Sangue do Senhor Jesus.
E quanto aos métodos anticoncepcionais?
O casal deve decidir o que é melhor para sua família, sempre acompanhado de um planejamento. Nós cremos e apoiamos um planejamento familiar respaldado pela ciência, que é Dom de Deus para a humanidade. Nossa Igreja não despreza o uso da razão e da investigação científica e, na sua longa história, a pastoral da Igreja Anglicana respeita a liberdade individual e não determina o que os seus membros têm de fazer, mas exorta que ouçam o que diz a experiência da igreja, examinem a própria consciência, e, observando os ensinamentos de Cristo, decidam por si mesmos sobre o caminho a tomar. “Examinai todas as coisas, retende o que é bom”. (I Ts 5,21)
Existe Igreja Anglicana em Tubarão?
Existe sim. E, embora não tenha um templo próprio, reúne-se, para celebrar a Santa Missa, todos os domingos, às 19h30, na capela da Casa de Acolhida.